Conheça os tipos de processo de pré-aquecimento para soldagem e suas principais diferenças:
Resistências elétricas
Esse tipo de procedimento permite um aquecimento homogêneo em toda a área a ser soldada e um controle efetivo da temperatura através do termopar soldado na peça. Possui um investimento médio e um baixo risco operacional pois a montagem da peça é feita a frio e sua desmontagem em temperatura ambiente, com tempo de aquecimento médio a depender da espessura da peça.
Indução Magnética
Garante um aquecimento homogêneo e o controle de temperatura através de termopares. Seu risco operacional é baixo, mas, um ponto importante a considerar é que o operador precisa manter uma distância segura caso esteja utilizando roupas com detalhes metálicos ou um marca-passo, pois podem acabar aquecendo durante a indução. Seu investimento é alto. O tempo de aquecimento é rápido e para homogeneizar precisará de um tempo.
Maçarico
A principal vantagem do aquecimento por Maçarico/Chama é o baixo custo, no entanto ele não garante uniformidade térmica da região aquecida e nem mantem a temperatura constante durante o processo, pois é um processo conduzido manualmente e depende inteiramente do profissional. Além disso, possui alto risco operacional, deixando o profissional exposto à chama. O aquecimento superficial é rápido.
VEJA TAMBÉM
Infravermelho
Proporciona uma boa uniformidade de calor mas, dependendo da geometria da peça, o controle de temperatura não é muito preciso e seu investimento é alto.
Para mais informações converse com um dos nossos especialistas ou veja a nossa gama de produtos e serviços aqui.